Em um primeiro momento pode parecer bobagem, afinal não parece haver diferença em usar um ou outro termo. Porém uma simples mudança mental usando essas palavras podem te levar a um outro nível de organização e evolução na bateria.

 

Vamos entender como:

 

Estudar - palavra relacionada a adquirir um novo conhecimento, ou uma nova habilidade. Pode ser usada quando você for tirar uma música que ainda não sabe tocar, ou ao desenvolver novas técnicas, como o Moeller, Finger Control, Strokes, etc. Se aplica no primeiro estágio, primeiro contato com alguma matéria, ou aplicações na bateria.

 

Praticar - essa palavra se refere a adquirir destreza. Você pratica o que já estudou pra deixar perfeito. Por exemplo, você pratica um groove, um pedaço de música mais difícil que tá saindo mal. Ou ainda, pratica um rudimento que ainda não está bem quantizado e firme.

 

Treinar - envolve um ou mais exercícios em série, sendo usado principalmente pra adquirir resistência, velocidade, capacidade de transição e aquecimento. Por exemplo, executar 20 vezes em sequência, em 3 velocidades distintas, um compasso de singles, um de doubles e um de paradiddle.

 

Ensaiar - termo mais usado em grupo para a prática final, depois que todas partes já estudaram e praticaram o bastante. O ensaio serve para validar toadas partes e ideias em conjunto. Você também pode ensaiar sem banda, aplicando uma ideia formatada a uma trilha, lendo uma partitura do início ao fim ou executando um play along.

 

Para organizar o estudo:

 

- Você precisa começar estudando algo, ter no cronograma sempre algo novo a ser desenvolvido. Isso vai manter a motivação e a constante evolução.

 

- Depois você precisa praticar, ver o que está imperfeito e praticar mais, gerando aperfeiçoamento constante. Liste do que você mais erra ou sente insegurança e coloque em seu cronograma. 

 

- Também é preciso ter habilidade físicas, saber como aquecer, resistir, transitar pela batera sem se atrapalhar ou morrer pela fadiga. Então você deve estabelecer treinos, exercícios que mantenham o condicionamento físico e técnico

 

- Como resultado de todo seu empenho é preciso aplicar as ideias, organizar elas em músicas e ensaiar e validar, formando assim seu vocabulário dentro dos estilos. 

 

Simples e funcional, não é? Muitos bateras só treinam há anos, outros só estudam e não praticam o suficiente. Existem os que nunca ensaiam o bastante e na hora de se apresentar erram muito

 

O equilíbrio entre estudo, prática, treino e ensaio é a chave que abre uma porta importantíssima na sua compreensão em traçar uma linha reta nos seus objetivos na batera, sem se perder pelo caminho.

 

Espero que o conteúdo tenha feito sentido e ajudado você a visualizar melhor os rumos dentro da sua evolução na batera.

 

Grande abraço!